segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MIMOS DE CONGRO COM BATATA ASSADA NO FORNO


Foi seguramente durante toda a minha infância, uns dos meus pratos preferidos.

Enquanto os outros miúdos gostavam de bifes com batatas fritas e odiavam peixe, a mim, podiam-me dar  peixe todos os dias que eu era uma criança feliz.

Claro que eu também gostava do bife com as batatas fritas (pouco) e dizia isso aos meus amigos ao mesmo  tempo que morria de vergonha e de remorsos por não assumir o meu gosto secreto por peixe diante deles.

Mas um  peixe feito pela minha mãe, sabia-me pela vida.

Hoje, apesar do peixe ser mais caro que a carne, sempre que posso faz parte da ementa.

 Aqui fica esta sugestão, recordação da minha infância:

INGREDIENTES:

1/2 Congro do umbigo ao rabo;
Oregãos;
Alho;
Pimenta da terra;
Azeite;
Limão;
Sal q.b.
150g Manteiga;
1 cebola média.
Vinho branco q.b.
Batata miuda para assar;
Óleo.


CONFEÇÃO:

Começe por limpar e arranjar o peixe, corte-o aos quadradinhos e retire o máximo das espinhas que conseguir.
Num tabuleiro de ir ao forno, disponha das cebolas cortadas em meias luas e a manteiga.
Tempere o peixe com sal ,azeite, limão, pimenta e oregãos, misture tudo muito bem e deixe marinar por uns 15 minutos.
Depois ponha o peixe no tabuleiro e regue com vinho branco q.b.
Envolva as batatas no tabuleiro depois de terem sido alouraradas no óleo, reduzindo assim o tempo de assadura. 
Leve ao forno esta receita por 30 minutos.

1 comentário:

aculeo disse...

Quero expressar igualmente o meu gosto por peixe. Vou experimentar esta receita que me parece muito bem, mas quero fazer-te uma pergunta:
Porquê o peixe do umbigo para o rabo e não do umbigo para a cabeça?