sábado, 2 de novembro de 2013

CREME DE CAMARÃO NA ABÓBORA

 Mais uma Halloween Party, desta feita em casa do vencedor do melhor prato da Halloween Party 2012.
Este ano, o concurso era de um prato que tivesse como ingrediente obrigatório o SR. CAMARÃO.

A Pitucha queria por força que fossemos os vencedores 2013 e obrigou-me a queimar algumas células do hipotálamo a pensar no prato que devia apresentar.

Tinha de ser mesmo original.

E lá está, esta seria a fórmula para o sucesso, Halloween = abóbora, abóbora + camarão = creme de camarão com/e na abóbora.

Tínhamos tudo para vencer!
 
Ingredientes:
1 abóbora média (o tamanho depende da quantidade de pessoas);
500g de camarão limpo, sem casca;
600ml de leite de coco;
300ml de natas;
Sal e pimenta q.b.;
2 tomates cortados aos cubos;
Salsa picada;
1 cebola pequena finamente picada;
3 dentes de alhos bem picados;
150g de creme de requeijão;
2 c. de sopa de azeite;
Preparação:
Faça um pequeno corte na superfície da abóbora, retirando uma tampa. Retire as sementes, recoloque a tampa, passe azeite em toda a casca e leve ao forno por aproximadamente 1h em forno médio (180ºC).


 
 
 
Entretanto, refogue a cebola e o alho no azeite. Em seguida, junte o camarão e deixe até ficar rosado. Acrescente o tomate e refogue mais um pouco. Incorpore o leite de coco, as natas, o sal, o requeijão e a pimenta. Diminua o fogo, mexa bem e deixe o molho reduzir e engrossar um pouco. Mais ou menos 15 minutos. Retire do lume e junte a salsa picada.

 
Verifique se a abóbora está cozida no interior, passando uma colher para ver se o miolo se solta da casca. Se estiver cozida, raspe com uma colher deixando a abóbora dentro da casca. Se não estiver cozida deixe mais um pouco no forno. É importante levar a abóbora ao forno dentro de uma forma ou assadeira. Recheie a abóbora com o creme de camarão e misture com a abóbora dentro da própria casca. Tape-a com a tampa e volte a colocar no forno por aproximadamente 20 minutos. Sirva com arroz branco. 

 Para decorar, frite uns 4/5 camarões em azeite e alho. Tempere com pimenta, sal e limão e deixe marinar por alguns minutos.
 


E foi este o aspeto final.

Para tristeza da Pitucha, não fomos os vencedores... para o ano há mais!