quinta-feira, 23 de novembro de 2017

POMBOS BRAVOS ESTUFADOS À NOSSA MODA (1)


O que uma mulher tem de sofrer para comer pombos. Foram dias e dias em que o Pitucho esteve ausente do lar. Primeiro, para ir à caça; depois, para depenar os pombos; em seguida, desapareceu com a desculpa que tinha de estudar a receita com o seu companheiro de culinária, e - ainda! voltou a ausentar-se para 2 dias de confeção do prato.

Resumindo e concluindo, eu estava doida para dar uma dentada, não sei é se a dava  - a dentada - no Pitucho ou nos pombos!

Mas prontos, os pombos é que pagaram e se não comeram mais pombos não foi por falta de sabor ou de quantidade.
Estava tudo maravilhoso no almoço de degustação dos mesmos.

Aqui fica a recita, com os meus comentários a azul:



Ingredientes

 5 pombos (agora fiquei baralhada, porque sempre ouvi falar em 33!);   
  150 gr. de cogumelos frescos;      
   1 colher de café de cominhos;        
16 dentes de alho;   
  2 cebolas;                                       
       piri-piri q. b.;                                        
8 c. sopa de massa de pimentão;   
    1 ramo de salsa;                                
        açaflor q. b.;                  
sal q. b.;                                       
      água q. b.;                                     
                 1 colher de chá de mostarda;                 
1 copo de vinho branco;                
    6 colheres de sopa de banha;              
    5 fatias de pão velho;
150 gr. de toucinho fumado;          
    1 folha de louro;                             
  azeite q. b..                                  




 Confeção:

Depene, chamusque e abra os pombos (pela parte posterior, para os peitos ficarem intactos - com que então peitos intactos...), limpando-os e reservando os miúdos.
Pique os dentes de alho, triture metade deles no almofariz e reserve a outra metade; misture-os com a massa de pimentão, tempere com sal e com vinho branco de qualidade (com Verdelho do Pico, de preferência), envolva até a pasta ficar homogénea, esfregue com ela os pombos e deixe-os a marinar durante um dia ou uma noite.
Mantenha os fígados inteiros, corte os corações e os fígados em pedaços, elimine o excesso de gordura do toucinho fumado, corte-o em pequenos cubos, lamine os cogumelos, pique as cebolas e a salsa e reserve tudo.
Reservando a marinada, retire dela os pombos, coza-os em água numa panela de pressão, durante 40 minutos, contados a partir do momento em que o vapor começar a sair à pressão, ponha de parte os pombos e reserve a água da cozedura.  
Num tacho de fundo amplo (para depois poder mexer e envolver devidamente o estufado), aqueça a banha, coloque nela os cubos de toucinho fumado, aloure-os, retire-os e reserve-os.
Na gordura resultante da fritura dos cubos de toucinho fumado, sele os pombos (o Masterchef Austrália está a dar frutos), vá-os virando, para não se queimarem e para ficarem uniformemente alourados e reserve-os.
Na mesma gordura refogue a cebola e, quando esta começar a alourar, refogue também o alho picado que reservou, a salsa, o louro e os cogumelos, acrescentando mais banha, se necessário.
Adicione a marinada ao refogado, junte os fígados, os cubos de toucinho fumado e os pombos, cubra com a água da cozedura, tempere com os cominhos, com piri-piri, com uma pitada de açaflor e com a mostarda (de preferência de Dijon - o Pitucho tem fetiche por marcas e quantidades específicas), envolva, rectifique o sal e deixe apurar, em lume brando, até o molho ficar com a espessura que deseja.
Entretanto, para acompanhamento dos pombos, confecione um arroz de miúdos com os pedaços dos corações e das moelas que ainda mantém reservados.
Frite as fatias de pão em azeite e proceda ao empratamento, principiando por colocar uma fatia de pão frito no prato, vertendo molho, a gosto,  sobre ela, pondo em cima um pombo e guarnecendo com o arroz de miúdos.
*  *  *

(1) À Nossa Moda significa À Moda do Carlos Fraião e do Paulo Lopes, os quais, no dias 25 a 28 de Setembro de 2017 (estão a ver como eu tinha razão) se juntaram e organizaram para elaborar e cofecionar, em conjunto, esta receita, pelo que ambos foram e são, num plano de rigorosa igualdade, os autores da mesma, decorrendo a sequência da enunciação dos nomes que aqui constam tão só do cumprimento de um critério de ordem alfabética.       

É só estilo:





Por incrível que pareça, nem eu nem o Pitucho tirámos foto aos pombos, o Sr. Carlos não tirou foto, a D. Conceição não tirou foto, o Comissário, o Engenheiro, a Fadista não tirou foto; o vizinho do lado não tirou foto! - ah o vizinho tem uma boa desculpa, é que não estava lá!
Esta foto foi duma entrada feita só com as coxinhas dos pombos.

Pode experimentar, que vai gostar!