segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

DOCE DE ABÓBORA COM NOZES


Andava de olho na última abóbora que tinha lá em casa e só a via em cubos caramelizados... esta visão andava-me a torturar até que pus mãos à obra e resolvi experimentar o doce. Estava receosa pois não gosto de desperdiçar ingredientes, mas o resultado foi... digamos que... ótimo!



Fiz tudo a olho. Mais ou menos 1kg de abóbora aos cubos, 600/700gr de açucar, casca de limão e água a cobrir. Deixar cozinhar até ver que está em ponto de doce. Não ralei a abóbora, mas no mexer ela acabou por se desmanchar, o que me deixou triste pois tinha aquela visão dos cubos caramelizados.
Por fim, quando apaguei o lume, coloquei nozes a gosto.
Há quem ponha canela, mas o Pitucho não gosta e só com o limão ficou muito bem.
Numa torradinha ou bolacha de água e sal, este doce é um espetáculo!

ENTRECOSTO GRELHADO


Uma receita muito rápida para quem tem pouco tempo.



Ingredientes:

2 tiras de entrecosto
1 alheira de caça
batatas doces
sal
alho
salsa
azeite
limão
Preparação:
Temperar as tiras de entrecosto, com sal, alho, pimenta, limão.

Numa chávena colocar um bocado de azeite, alho picado e salsa.

Levar a grelhar, no meu caso foi no grelhador a carvão.

Enquanto está a grelhar, ir pincelando com o preparado de azeite, alho e salsa, que na minha opinião deixa os grelhados mais saborosos. Por fim, grelhe a alheira e acompanhe com o entrecosto.


Lavar as batatas doces com casca, colocar a assar no forno. Para quem não gosta de batata doce, cozinhe a batata normal e para estas faça o seguinte:

Num tacho colocar azeite e alho picado, levar ao lume, e assim que o alho começar a estalar, desligar e deitar o preparado por cima das batatas e salpicar com salsa picada.


Bom apetite

CONGRO GUISADO COM MASSA

Cá esta uma boa maneira de confecionar o congro, diferente e gostoso.

Já todos sabemos que o congro é um peixe algo traiçoeiro com as espinhas, mas tem um sabor muito delicado. Eu tento arranjar ou comprar sempre postas do meio para cima, onde é preciso menos cuidado com as ditas espinhas.



Ingredientes:

postas de congro (ou safio)
1 cebola
3 dentes de alho
1 lata de tomate de conserva
1\2 pimento verde
1\2 pimento vermelho
1 folha de loureiro
1 copo de vinho branco
massa grada ao seu gosto
sal (q.b.)
pimenta (q.b.)
1 raminho de salsa




Preparação:

Lavam-se muito bem as postas do peixe, retirando os restos de sangue (que fica negro) .
Num tacho, refogam-se a cebola e o alho, cortados às rodas, juntando-se a folha de louro - a que se tira a nervura do meio -o tomate cortado aos pedacinhos e o pimento em tiras. Vai-se mexendo, para não pegar e colocam-se as postas de peixe, temperadas com sal e pimenta.
Entretanto coze-se a massa, num tachinho à parte, com água e sal, e as quais se juntam ao peixe assim com um pouco da água da cozedura, acrescentando-se o vinho e o raminho de salsa.
Deixa-se levantar fervura, retificam-se os temperos, baixa-se o lume para o mínimo e, com cuidado, vai-se sacudindo o tacho para que todos os elementos se envolvam.
Em 10 minutos está o peixe pronto a servir.



A respeito de quantidades, confesso que tenho dificuldade, por vezes, em dizer, porque faço muitas receitas "a olho" e, ultimamente, habituei-me a fazer quantidades que sirvam para mais do que uma refeição. Penso que se economiza tempo...e dinheiro, o que cada vez mais se torna importante, né?

Bom apetite!