segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PÃO ALENTEJANO RECHEADO

Uma ideia de entrada para um jantar. Tive o prazer de comer este pão, pela primeira vez, nos anos da minha amiga Nanda e a partir daí nunca mais me consegui afastar desta tentação.
Não pensem nas calorias, porque se pensarem nisso não desfrutam desta maravilha que faz as delícias de muita gente. Chegam-me a convidar para jantares na condição de eu levar esta entrada lol.

Ingredientes:

1 pão alentejano (este foi de 800 gr)
1 frasco maionese
1 chouriço moído
1 pacote queijo ralado (uso o de S. Jorge)

Abre-se uma tampinha no pão, como podem ver abaixo, e tira-se o miolo todo (podem guardar o miolo para um pudim de pão por ex.). Misturam-se os ingredientes todos e enche-se o pão com o preparado.
Vai ao forno uma meia-hora antes da hora prevista para o jantar, para estar bem quentinho quando os convidados chegarem, isto é, se quiserem que sobre alguma coisa, porque se estiver numa temperatura morna, não vai sobrar nada!

Vêem? este já estava morno!


PS-os ingredientes não enchem bem o pão todo, se for o grande, por isso se tiverem muitos convidados, é melhor acrescentar um pouco no queijo e maionese. Outro detalhe que o Pitucho gosta, é por bacon às tiras.

Dica: antes de colocar o preparado dentro do pão, dê um calor no microondas para derreter um pouco o queijo, senão demora muito no forno e acaba por queimar o pão por baixo.