sexta-feira, 17 de maio de 2013

MOUSSE DE LA PASSION

Maracujá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Maracujá (do tupi mara kuya, "fruto que se serve" ou "alimento na cuia") é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloraceae. O nome da árvore é também conhecido como Maracujazeiro.
É espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América.
Cultivada também pela sua flor ornamental (tal como as outras espécies do mesmo género botânico), a Passiflora edulis é cultivada com fins comerciais, devido ao fruto, no Caribe, no sul da Florida e no Brasil, que é o maior produtor - e também consumidor - mundial de maracujá. O maracujá de uso comercial é redondo ou ovóide, amarelo ou púrpura-escuro quando está maduro, e tem uma grande quantidade de sementes no seu interior.
O fruto é utilizado especialmente para produzir suco ou polpa de maracujá, às vezes misturada a suco de outros frutos, como a laranja. Acredita-se que o fruto possua propriedades calmantes.





Sua flor é considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos com que Jesus Cristo foi crucificado.
A flor do maracujá é polinizada principalmente por um inseto conhecido como mamangava.

Valor Nutritivo

Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo)



Adoro fruta e esta é uma das que fazem parte da minha lista de frutas preferidas, além da sua flor ser linda, o fruto condiz no sabor.
Eu utilizo para sobremesas ou então consumo natural, o que acabo por não o fazer muito pois acho que estou a ser egoísta e gulosa ao comer os maracujás sozinha e prefiro dividi-los por todos, numa mousse como esta.

Ingredientes:

2 pacotes de gelatina de maracujá
1 litro de natas
1 lata de leite condensado
1 lata de polpa de maracujá (também pode ser da polpa congelada que se encontra nas superfícies comerciais)


Preparar a gelatina: dissolvê-la em 0,5l de água a ferver e reservar até arrefecer completamente mas sem deixar endurecer.
Depois de fria, bater as natas bem firmes e misturar aos poucos a gelatina. Misturar o leite condensado e por fim a polpa de maracujá. Deixar um pouco da polpa para decorar a gosto.

Esta mousse não ficou muito doce nem com muita polpa, pois é uma sobremesa muito calórica em todo o seu conteúdo. Para quem não tem problemas de colesterol, obesidade, e todas as coisas chatas associadas, se preferir mais docinha pode juntar 2 latas de leite condensado e pode juntar mais uma lata de polpa de maracujá.

Na minha opinião, como fiz fica mais fresca e não me sinto tão culpada de ter saboreado uma taça.

BACALHAU DA MÃE

Não sei se este bacalhau existe com outro nome, pois sempre o conheci apenas feito pela minha mãe e que eu adorava.

Ingredientes:
Usei 2 embalagens de bacalhau desfiado e demolhado
4 batatas grandes aos cubos, cozidas em água temperada de sal
3 cebolas médias cortadas em meias luas
4/5 dentes de alho cortados as lascas
6 ovos cozidos e cortados às rodelas
Salsa picada
Azeite
Pimenta
Cominhos moídos a gosto
Puré de batata para forrar o pirex (usei instantâneo)
Azeitonas


Dispor no fundo do pirex a batata cozida


Refogar no azeite a cebola, o alho e temperar com a pimenta e os cominhos moídos. Depois de bem refogadinho, juntar a salsa picada e colocar por cima da batata.


Decorar com os ovos e as azeitonas a gosto


Forrar o bacalhau com puré de batata e colocar um ovo batido por cima.
Levar ao forno até alourar.


Está pronto a servir!
Espero que apreciem. É uma receita que rende muito e frio também se come muito bem.