segunda-feira, 16 de abril de 2012

MASSA SOVADA

Um dia destes tive o prazer de voltar a ajudar nas lides da confeção de massa sovada, à moda de Pedro Miguel.
Vou tentar não me esquecer do passo a passo e dos ingredientes.
Primeiro, temos de fazer o fermento. A quantidade era 8 kg de farinha no total. Para cada kg são 5 ovos, 250 gr açucar, 1 pacote de levedura e 250 gr manteiga, portanto eram:
 
8kg farinha
40 ovos
4kg açucar
8 pacotes de levedura
2 kg manteiga
+
noz moscada raspada a gosto
raspa limão a gosto
água de canela (água quente que foi ao lume com canela a gosto)
 
O fermento fez-se com 10 ovos e 500 gr de açucar que são bem batidos.

Manda a tradição que uma avó e uma neta batam os ovos! Depois de bem batidos, junta-se a farinha e o fermento (7 pacotes), mistura-se bem e deixa-se repousar, a levedar.

Entretanto, batem-se o resto dos ovos, que são 30, com os 3,5 kg açucar, noz moscada raspada e raspa de limão. A neta deve ajudar novamente nesta tarefa, para a massa ficar mágica.

Quando os ovos estão bem batidos, sem que se note o açucar, e o fermento está o dobro ou mais do tamanho, põe-se este nos ovos e mistura-se até se desfazer completamente. Esta tarefa é muito puxada para as costas. Os nossos braços movimentam-se numa velocidade equivalente à velocidade 5 da batedeira elétrica! Quando se acaba, faz-se uma cruz com a mão e diz-se: vem-te ou não te vaias! :)
 


De seguida, vai-se juntando água de canela, morna, e a restante farinha. No último kg de farinha coloca-se o pacote de levedura que faltava. Mistura-se a farinha no preparado até não se ver farinha. Depois é a manteiga derretida, que se vai pondo aos poucos e sovando a massa para a manteiga se misturar. Sempre levantando a massa dos lados para o centro e com a mão em punho ir fazendo gestos de abrir a massa, até toda a manteiga ter sido misturada.


Fica a massa a repousar, polvilhada de farinha e com uma cruz feita com a mão para dar sorte. Antes disto, tira-se uma pequena bola de massa, que se põe num copo com água, num sítio onde não se toque. Quando a bola de massa estiver a boiar, a massa está pronta para ir para as formas, que foram untadas com manteiga e polvilhadas com farinha para não pegar.


Deixa-se novamente outra bola de massa num copo com água, depois da massa ter sido dividida pelas formas e quando a bola boiar: massa para o forno!
 

Este deve estar quente e para saber se está no ponto, temos que aguentar com a mão lá dentro enquanto se reza uma Avé Maria :). Foi o nosso problema, não somos muito viradas para rezas e a massa ficou escurinha... mas muito boa!
 
Eis o resultado:


No fim, entra novamente a magia da neta e da avó, em que a neta lava as formas da massa e a avó tira fotos toda babada.