domingo, 6 de novembro de 2011

AÇORDA DE GALINHA COM GRÃO DE BICO À ALGARVIA

No jantar do Halloween houve um concurso de açordas, há muito tempo esperado. Três açordas diferentes (esta, uma de marisco e uma de bacalhau), muito saborosas, mas a minha foi a vencedora ... muito obrigadaaaa, muito obrigadaaaa, obrigadaaaaaa... juro que só a Pitucha é que foi obrigada a votar em mim...



Esta açorda, na ementa dos Pituchos, teve o perverso título de Açorda de Galinha Esquelética com Grão de Bico de Galo com Tuberculose e Insectos Venenosos, ufa! Nem imaginam o trabalho que é desossar uma galinha que só tem ossos e tirar o bico do galo que está sempre a tossir... os insectos até foi simples: uma caçadeira de dois canos apontada e fugiram a sete pés!


INGREDIENTES:

2 peitos de frango

1 lata de 800g de grão de bico

2 cenouras

chouriço de porco preto ou linguiça de vinho de Lamego

entremeada

hortelã

pão velho

cebola

alho

sal e pimenta q.b.




CONFEÇÃO:

Coza as carnes com água e sal q.b. Quando estiverem cozidas desfie os peitos de galinha, corte a entremeada às tirinhas e o chouriço às rodelas. Na água das carnes coza a cenoura, o alho e a cebola picada. Retifique o sal.
Para quem gostar do sabor mais apurado de hortelã também podem por umas folhas na cozedura dos legumes, fica óptimo.




Disponha fatias de pão velho (o que usei foi o pão alentejano do Bico Doce - perdoe-me o pão flamengo da Padaria Popular - que já se vende fatiado e é muito saboroso) e umas folhas de hortelã num recipiente ao seu gosto.


Depois é só deixar fluir a mente: juntem tudo por camadas e hummm ... aproveitem a água da cozedura até à ultima gota... fica delicioso!

CUIDADO:
Não se esqueçam de tirar as espinhas aos insetos!
 
Bom apetite!
Paulo Lopes