segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

JANTAR DE FIM DE ANO

Afinal o jantar de fim de ano não teve a presença da lagosta, pois - como já desconfiava - desde que coloquei aqui no blog a minha ideia elas esgotaram no mercado. O mesmo aconteceu com o polvo. Tivemos que inventar à última da hora outro menu.

Fizemos uma entrada simples mas que não ficou para contar história:


Patê de atum, receita amavelmente disponibilizada por mim aqui.


Pota, a prima do polvo, no forno com vinho de cheiro, foi a substituta do polvo. Até que a pota, além de ser mais económica, é mais tenra e não encolhe tanto como o polvo. No Natal o Pitucho fez Polvo à Lagareiro, mas só se via o Lagareiro...lol


Lula - a tia da Pota - recheada, foi a substituta da lagosta. Já publicamos anteriormente esta receita aqui.


Bolo de Laranja da Sogra da Susana


Este bolo de laranja foi o mais saboroso que fiz até hoje e a receita pode encontrar aqui. Nunca mais faço outra! Obrigada Susana!

Pão de banana


Como estamos numa época de bananas, neste caso bananas sem duas pernas - mais explícita que isto não posso ser - há que não as deixar perder. Tenho esta receita há anos e nunca a tinha feito, mas sabia que era boa. Como podem comprovar, quando fui tirar a foto metade do bolo já tinha desaparecido! Se querem que vos aconteça o mesmo, força!

E assim, com estes comes e bebes Dona Ermelinda, lá se passou de um ano para o outro sem olhar para trás, mas sabendo que os velhos tempos vão trazer saudades.

FeLiZ AnO NoVo!

LULAS GUISADAS


Ingredientes:
2 lulas médias
2 cebolas médias
5 dentes de alho
azeite
vinho tinto
tomate pelado
louro
salsa
sal q.b.
piripiri
Confeção:
Comece por limpar bem as lulas, depois corte-as às tiras bem pequenas. Leve ao lume, num tacho com azeite, cebola às rodelas, alhos picados, louro e as lulas. Deixe alourar um bocado de forma a que a lula fique completamente branca. Junte os tomates, o vinho tinto, o piripiri e deixe guisar até a lula ficar bem cozida. Por fim, adicione a salsa e retifique de sal. Acompanhei com puré de batata mas o ideal é batata cozida à parte ou então cozinhada na lula, partida aos cubos. Fica um espetálico!


Hummmmmm...só com o cheiro que está a dar aqui já bebi um copito de vinho!

Bom apetite