segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PORCO DO VIETNAME NO ESPETO



PORCO DO VIETNAME NO ESPETO (esta não é a legenda da foto pois a Lagoa das Sete Cidades nada tem a ver com espeto e o meu Pitucho nada tem a ver com porco vietnamita, embora seja cinturão negro... a legenda é: o meu Pitucho na Vista do Rei, S. Miguel)

Algumas pessoas julgam que o porco do Vietname, apesar de ser pequeno, rasteiro e rechonchudo não tem carne e pouco tem para comer: esta ideia é errada!
O procedimento da matança é igual aos porcos que usamos no nosso dia a dia (falo porcos de 4 patas)... um tiro na testa e prontos, ele morre!
Claro que este porco tem muito mais gordura e é preciso paciência para limpá-lo a nosso gosto, daí a carne ser muito mais suculenta do que o porco normal..
Após a limpeza do excesso de gordura, abrir assim como a figura  representa. Claro que é necessário um bom espeto que possa suportar este magnifico exemplar Vietnamita, iaúhhhh.


PREPARAÇÃO DO MOLHO:


alguns ramos de louro para pincelar
3 cabeças de alhos
300gr pimenta moída
1/2l azeite
1/2l vinho branco
sal
3 folhas de louro
Num 1 2 3 por os alhos com casca, sal e o louro. Quando a pasta estiver no ponto, misturar num recipiente o azeite, o vinho, a pimenta moída e, por fim, a pasta retirada do 1 2 3.

À medida que se assa o porco, barra- se o mesmo com a vassoura de louro embebida no molho. Sempre que acharem que em algum lado do porco estiver assado, retirem lascas de carne bem fininhas e pincelar o lugar com o molho e assim sucessivamente.....
BOM APETITE!

Os comentários que nada tem a ver com a receita em si, são da Pitucha!

BIFINHOS DE PERÚ ENROLADOS COM BACON, QUEIJO E DELÍCIAS DO MAR

O Perú à varanda do Santorini
Como é evidente, esta receita não tem nada que saber (pois claro!, diz a Pitucha...)! estava eu a olhar para os bifinhos e a pensar que podia fazer alguma coisa diferente com eles....mas tinha que ser rápido (para variar) e fácil. Abri o frigorifico e como há sempre queijo em casa -  o resto foi preciso recorrer ao vizinho lol - , pensei logo que era a escolha acertada para variar dos bifes normais. 

Mais uma vez, é evidente que pode ter dezenas, sei lá, centenas de variações, principalmente a nível de temperos, mas tinha mesmo que ser rápido, por isso... - ufa! já estou cansado com tanta rapidez - aqui fica:

Os bifinhos do Perú

INGREDIENTES:

bifes de perú
o mesmo nº. de fatias de bacon
o mesmo nº. de fatias de queijo flamengo
o mesmo nº. de delícias do mar

PREPARAÇÃO:

Esticar os bifes de perú bem direitinhos (eu estiquei com uma ponta do bife debaixo do pé e a outra na mão direita e estiquei, estiquei... ok estou a brincar) e temperá-los com um bocadinho de sal e sumo de limão. Por cima, colocar uma fatia de bacon e por cima desta colocar uma fatia de queijo. Por fim, uma barrinha ou meia, conforme o tamanho do bifinho, de delícias do mar.
Enrolar os bifes e prender com palitos ( fica mais giro com guita de cozinha, mas palitos é mais rápido). Fritar os bifes rodando-os com frequência para cozinharem bem por dentro.

MOLHO:

1 pacote de natas
meio caldo Knorr galinha (não há de perú)
Levar ao lume até ferver e regar os bifes.

Acompanhei com esparguete salteado com alho.

BOM APETITE