segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PASTEIS DE ABOBORA

Tinhamos no quintal umas abóboras ainda muito tenras
que nos estavam a fazer mal vê-las crescer e resolvemos apanhá-las, coitadinhas... e o resultado foi este.




INGREDIENTES:
6 gemas
abóbora amarela (neste caso pálida) limpa
50gr de farinha maisena
200gr de açucar branco
1 limão
açucar e canela para polvilhar


PREPARAÇÃO:
Ferver o açucar com 200ml de água até obter uma calda em ponto de pasta. Coza a abóbora (cozo sempre 1kg) em água simples até ficar macia. Escorrer muito bem e desfazer com um garfo ou num passe-vite até ficar desfeita. Misture a abóbora com a calda e a farinha.
Depois disto, para ficar mais homogéneo, optei por usar a varinha mágica e triturar tudo muito bem. Adicione as gemas, uma a uma, e em seguida a canela e a raspa de limão. Misture de novo e leve ao lume durante cerca de 5 minutos sem deixar de mexer (o tempo pode ser variável, a mistura terá que ficar espessa).
Deixe arrefecer e molde, com a ajuda de duas colheres de sopa, pequenos bolos e passe-os por farinha. Frite-os em bastante óleo fervente até alourarem.
Escorra o excesso de gordura sobre papel absorvente.
Envolva os fritos numa mistura de açúcar e canela e sirva...

BOM APETITE!

PS da Pitucha - estes pastéis sabiam a papas de Nestum de Arroz lol, mas ajudei a comê-los na mesma!

OVOS MEXIDOS COM TOMATE


Nada de ideias, que o ovo mexido não é nem será o Pitucho!

No sábado resolvemos tirar tempo para descansar da cozinha e em vez de grandes cozinhados, uma coisinha simples para desenrascar sem muito trabalho. Tínhamos tomates do nosso quintal, mas ovos nada. Fomos às galinhas do vizinho! O nosso rotweiller gigantesco pregou um grande susto nelas, que a correrem aflitas lá deixaram cair uns ovinhos e toca a fazer o jantar!

INGREDIENTES:
Para 3 pessoas

6 ovos
1/2 cebola média (o Pitucho gosta de complicar... porque não uma cebola pequena?!)
4 tomates pequenos (porque não 2 grandes?!)
salsa q.b.
sal q.b.
pimenta da terra q.b.

PREPARAÇÃO:

Bata os ovos juntamente com os tomates em gumes, as cebolas em meia lua bem fina, a salsa picada e o resto dos ingredientes.
Numa frigideira, derreta um pouco de margarina. Pode ser substituída por um pouco de óleo mas não fica tão saboroso.
Assim que a margarina está derretida, deitar uma parte do batido na frigideira deixando consistir e depois mexer tudo até ficar completamente misturado, tipo ovos mexidos. Repita a operação até acabar a mistura. Sirva quente.



Como não estamos habituados a ter pouco trabalho e apetecia-nos algo, tipo o Ferrero Rocher, nada melhor para abrir o apetite para este ovos maravilhosamente coloridos do que algo também maravilhosamente, espetacularmente colorido e cheiroso:

LAPAS GRELHADAS!
Sim! Sim! Outra vez!


Acompanhe com pão flamengo da Padaria Popular, mas se preferir poderá ser o pão flamengo da Padaria Popular!
Bons ovos!

CABRITO À PITUCHOS

Em tempos de crise, cozinham-se os animais que estão no quintal e este cabrito andava a cegar a Pitucha, pois queria era comer-lhe as plantas do jardim (quem quiser oferecer umas plantinhas para substituir as roídas a Pitucha agradece). Podem pensar que comer cabrito é um luxo, mas em casa de lavradores luxo é comer um bacalhau de natas ou um espadarte grelhado.

Então, como não temos forno a lenha, cozinhámos o cabrito na panela de pressão. Para quem não usa devia usar porque poupa-se tempo e gás.


Em cima, o cabrito esquartejado.

Em baixo, a Pitucha a preparar a cebola para o refogado. Desta vez foi ela quem fez o principal da receita pois em molhas de carne até dá uns toques.


Ingredientes para 6 pessoas:

+/- 2,5 kg de cabrito
2 cebolas grandes laminadas
alho picado, a gosto
tomatada ou tomate fresco picado (usámos tomates do nosso quintal)
azeite ou banha de porco (usámos banha de porco caseira pois tivemos vergonha de ir pedir azeite ao vizinho)
uma pitada de colorau
1 folha de louro (do nosso quintal)
meio copito de vinho branco, mas também pode ser sem o vinho
sal a gosto
alecrim a gosto



Em cima,  a cebola com a banha.

Em baixo, já tinhamos juntado o tomate e o louro.

Preparação:

Polvilhar o cabrito com o sal para ir tomando gosto enquanto fazemos o refogado. Refogar na banha ou azeite a cebola, o alho, o louro, o tomate picado. Acrescentar a carne, o colorau, o vinho e deixar refogar mais um bocadinho. Cobrir com água e fechar a panela de pressão. Este cabrito cozeu durante 40 min mas pode ir até 1h.
 Quando abrimos a panela íamos caindo para trás com o cheiro delicioso! Como podem ver abaixo, o Pitucho ficou eufórico, não largava o tacho!


A prova da carne... hum... muito boa... então com um golito de vinhaça....


Agora a tarefa do Pitucho: as batatas.

As batatas depois de descascadas, cortam-se aos quartos, separa-se uma parte do molho do cabrito e cozem-se rectificando o sal. Depois de cozidas juntar à carne, muito delicadamente.


Digam lá que não tem bom aspecto...



Sempre a acompanhar com pão flamengo da Padaria Popular... ops! não se devia fazer publicidade da Padaria Popular, mas é que o pão flamengo da Padaria Popular é mesmo apetecível. Viva o pão flamengo da Padaria Popular!!!
Bom apetite!