sábado, 6 de abril de 2013

LIMÃO - DICAS


 
 

O limão tem vários efeitos benéficos à saúde: ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a ansiedade e tira o desânimo. Além de tudo, combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. 

Rico em vitamina C e sais minerais, bom para curar e prevenir resfriados. 

O limão possui em 100 g de limão, apenas 25 calorias. 

Várias linhas da medicina  já reconheceram que o consumo diário do limão melhora bastante a concentração mental, a memória e a visão. O limão é um laxante suave e estimula a digestão. Usado com bom senso, e associado a outras frutas ou legumes em forma de suco, ele ajuda até a emagrecer...
  Bata no liquidificador 2 limões inteiros (com a polpa e a casca) e 2 talos inteiros de aipo. Dilua com um pouco de água. Tome o preparado em jejum, todo dia, durante sete dias seguidos. Pule uma semana e repita o tratamento.   

O LIMÃO E SEU EFEITO MEDICINAL NAS DOENÇAS

- Azia : Esprema o sumo de 1 limão em ½ copo de água. Beba imediatamente. 
- Aftas : Com o auxílio de um cotonete, passe sumo puro de limão no local machucado. 
- Amigdalite e faringite : Faça gargarejo várias vezes ao dia com água morna, sumo de limão e uma pitada de sal. 
- Asma : Toste no forno um limão inteiro. Esprema e misture o sumo com 1 colher (sopa) de mel. Tome 1 colher (chá), de hora em hora. 
- Colesterol : Em jejum, tome o sumo de 1 limão com um pouco de água morna todas as manhãs. 
- Diarreia : Bata no liquidificador o sumo de 1 limão, 1 maçã e um punhado de erva-doce e hortelã frescas. - Coe e tome na hora. Se desejar, dilua a mistura em água fresca ou de coco. 
- Dor de dentes : Pingue algumas gotas de sumo de limão no local da dor. 
- Náusea : Beba 1 copo de água gelada com gotas de limão. Outra dica: corte 1 limão ao meio e aqueça as 2 metades com a parte aberta sobre uma frigideira. Salpique sal sobre uma delas e mel sobre a outra. Chupe o sumo das duas. 
- Reumatismo : Tome água com limão várias vezes ao dia (inclusive cedo, em jejum). 
- Soluços : Tome 1 colher (sopa) de sumo de limão.


DICAS PRÁTICAS

- Para evitar o calcanhar rachado: faça um creme que deixará a área macia e lisinha: misture sumo de limão, glicerina líquida e álcool etílico em três partes iguais. Espalhe nos pés antes de deitar, massageando bem. Lave a região na manhã seguinte e aplique um hidratante.


Deixe a sua louça ou janela limpinha e brilhando: 1/4 de xícara de limão em um frasco de detergente neutro e aplique com um pano macio. Em seguida, retire com pano úmido. Para uma limpeza menos pesada, dilua a mesma quantidade de limão em água.
 Para retirar mancha de ferrugem em tecidos, cubra a área afetada com sal e sumo de limão, coloque no sol por 20 minutos, depois cubra com um pano branco e passe o ferro quente. Assim que o sinal da sujeira sair, lave normalmente. Se a ferrugem for em objetos, esfregue-os com sumo de limão e palha de aço.
Remover mancha de molho de tomate de tecidos com um pouco de sumo de limão, esfregando o local e depois enxaguando e deixando secar. Se ainda continuar, molhe a peça com a mistura de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de detergente e uma colher de sopa de vinagre branco por 15 minutos. Enxágue e lave.
Para eliminar amarelados de suas roupas, coloque as peças de molho em água com as rodelas do fruto. Quando perceber que a mancha saiu, lave as roupas como de costume.
  

   

ABROTEA PANADA COM MOLHO TÁRTARO E SALADA

Bem, desta vez o meu amigo Andrade ligou a dizer que tinha peixe fresco e que já estava em sofrimento para o papar. Peguei na Pitucha e no meu adjunto de cozinha, mister Passinhas, e lá fomos nós no meu frigorífico em rumo a Castelo Branco, numa velocidade estonteante que até dava para ser ultrapassado pelos caracóis menos velozes do planeta. 


Comecei por lavar o peixe e retirar a espinha do meio, temperei e deixei marinar por 15 minutos com a pasta que fiz num almofariz.
Alho, oregãos, sal, azeite e limão.



Depois passei as postinhas de abrotea na farinha e no ovo e fritei em óleo bem quente.


Humm, cozi batatas e fiz molho tártaro para completar este magnífico prato.

Molho tártaro, o mais rápido do universo:
Maionese e pickles, é só passar os pickles no 1 2 3 e juntar à maionese.

A Pitucha pôs mãos-à-obra e fez a sua salada, que deixa qualquer um em dois: verduras a gosto, cenoura raspada, muita fruta, temperada com azeite e maionese só a "sujar" os ingredientes, pois já tinha a maionese do molho.


Tínhamos um queijinho do Morro para entrada e ela começou logo a magicar uma forma original de servir a salada. Uma ideia a não perder, ficou muito giro, a minha Pitucha é 5*, não encontro outra Pitucha igual!



Cá está o prato final com muita alegria e muita vontade de o comer.

Este peixe foi acompanhado com Vinho Branco Regional Alentejano de 13º. bem fresquinho.

Bom Apetite, esperamos que gostem!