quarta-feira, 8 de maio de 2013

CREPES COM GELADO E CHOCOLATE QUENTE


Aqui está mais uma sobremesa que é uma tentação.
Cá em casa todos gostamos. O recheio e a apresentação vai variando conforme o gosto e a imaginação.



Nota: Esta receita dá para cerca de 20 crepes (com 20 cm de diâmetro), por isso os crepes, depois de feitos, podem ser congelados embrulhando-os em película aderente.


Massa:
500 ml de Leite
250 g de Farinha
3 Ovos
40 g de Manteiga
60 g de Açúcar
Sal (uma pitada)


Misturar tudo muito bem (normalmente uso a varinha eléctrica para ser mais rápido e garantir que a massa fica homogénea).
Deixar a massa repousar durante algum tempo antes de fazer os crepes.


 
Untar com óleo uma frigideira, de preferência baixinha, e deitar um pouco de massa, de modo a cobrir finamente toda a base da frigideira. Quando começar a escurecer nas extremidades, e com a ajuda de uma espátula, virar para tostar ligeiramente do outro lado.


Molho de Chocolate Quente:

100 g de Chocolate para Culinária
Leite (costumo medir "a olho", começo com pouca quantidade e vou acrescentando conforme o chocolate vai derretendo e o molho engrossando - mais ou menos 6 colheres de sopa)
1 colher de sopa de Manteiga
2 colheres de chá de Açúcar


Deitar tudo num tachinho e ir mexendo sempre, em lume brando, até se obter a consistência desejada.
 
Colocar um crepe no prato de servir e, no meio, colocar uma bola de gelado (usei do Straciatella, porque era o que havia, mas confesso que gosto mais com Limão). Fechar o crepe.
Cobrir com molho de chocolate (quantidade a gosto, claro!), laminar amêndoas e enfeitar o crepe .....hummmm já lhe sinto o gosto.
.
.

Sem comentários: