Em tempos de crise, cozinham-se os animais que estão no quintal e este cabrito andava a cegar a Pitucha, pois queria era comer-lhe as plantas do jardim (quem quiser oferecer umas plantinhas para substituir as roídas a Pitucha agradece). Podem pensar que comer cabrito é um luxo, mas em casa de lavradores luxo é comer um bacalhau de natas ou um espadarte grelhado.
Então, como não temos forno a lenha, cozinhámos o cabrito na panela de pressão. Para quem não usa devia usar porque poupa-se tempo e gás.
Então, como não temos forno a lenha, cozinhámos o cabrito na panela de pressão. Para quem não usa devia usar porque poupa-se tempo e gás.
Em cima, o cabrito esquartejado.
Em baixo, a Pitucha a preparar a cebola para o refogado. Desta vez foi ela quem fez o principal da receita pois em molhas de carne até dá uns toques.
Ingredientes para 6 pessoas:
+/- 2,5 kg de cabrito
2 cebolas grandes laminadas
alho picado, a gosto
tomatada ou tomate fresco picado (usámos tomates do nosso quintal)
azeite ou banha de porco (usámos banha de porco caseira pois tivemos vergonha de ir pedir azeite ao vizinho)
uma pitada de colorau
1 folha de louro (do nosso quintal)
meio copito de vinho branco, mas também pode ser sem o vinho
sal a gosto
alecrim a gosto
Em cima, a cebola com a banha.
Em baixo, já tinhamos juntado o tomate e o louro.
Preparação:
Polvilhar o cabrito com o sal para ir tomando gosto enquanto fazemos o refogado. Refogar na banha ou azeite a cebola, o alho, o louro, o tomate picado. Acrescentar a carne, o colorau, o vinho e deixar refogar mais um bocadinho. Cobrir com água e fechar a panela de pressão. Este cabrito cozeu durante 40 min mas pode ir até 1h.
Quando abrimos a panela íamos caindo para trás com o cheiro delicioso! Como podem ver abaixo, o Pitucho ficou eufórico, não largava o tacho!
Sem comentários:
Enviar um comentário