Mais receitas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PERCEBES COM COENTROS

O que é Percebes?!

Percebe ou perceve[2] (Pollicipes pollicipes) é um crustáceo, pertencente à subclasse Cirripedia, superordem Thoracica, ordem Peduculata e subordem Scalpelloidea. Também é bastante conhecido pelo sinônimo Pollicipes cornucopia. É encontrado nas costas rochosas do nordeste do Oceano Atlântico. É parente próximo do Pollicipes polymerus encontrado na costa oeste da América do Norte [3] e do Pollicipes elegans, uma espécie da costa do Chile.[4] Essas espécies também são conhecidas como percebes.[2] É bastante apreciado como alimento, especialmente na Península Ibérica.



(...)crescem em grupos sobre rochas e cascos de navios encalhados e naufragados.[8] Alimentam-se por filtragem, nutrindo-se das partículas que conseguem coletar com seus cirros. Esses cirros possuem uma intricada variedade de pelugens, permitindo que o P. pollicipes tenha uma dieta variada, incluindo diatomáceas, detritos, grandes crustáceos, copépodes, camarões e moluscos..[12]
P. pollicipes são capturados, para consumo, em várias regiões de sua faixa de habitação, especialmente para o mercado espanhol, no qual podem custar até 90 por quilograma.[6] Como resultado, suspeita-se que o número de indivíduos da espécie esteja em declínio.
Para fugir ao tradicional Percebes cozidos com água e sal, optei por fazer este maravilhoso marisco de outra forma também bastante fácil e gostoso.

 

Num tacho, reguei o fundo com azeite e alho laminado, aqueci com lume médio durante 2 minutos, depois acrescentei os coentros e deixei que os mesmos começassem a estalar . Acrescentei os percebes, um pouco de vinho branco, rectifiquei de sal e juntei um pouco de água.

Deixei ferver pelo menos 10 minutos, mexendo sempre.


Voilá!, uma nova forma  gostosa de fazer percebes. Acompanhados por uma boa marca de cerveja bem fresquinha, ou seja:


 
BOM APETITE

2 comentários: